segunda-feira, 11 de julho de 2011

MANIFesta'11 Mobilizar e Participar para uma Economia Social

Uma vez mais, o projecto Literacia para a Igualdade de Género e a Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas foi convidado pela Animar a apresentar o trabalho que está a realizar na mobilização da sociedade civil para o empoderamento das comunidades e para a reformulação de conceitos e valores sociais, enquanto exemplo de boas práticas na resposta estruturada à crise actual.

Desta vez o convite consistiu na organização de uma Mostra ou Apresentação de Projecto na bienal MANIFesta, a mais marcante e abrangente iniciativa pública do Movimento Associativo de Desenvolvimento Local.

A MANIFesta’11 – VIII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, decorreu na vila transmontana de Montalegre, entre os dias 7 e 10 de Julho, realizada em parceria pela Animar, a ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região Alto Tâmega, o EcoMuseu de Barroso e a Câmara Municipal de Montalegre, contou com o patrocínio e apoio de diversas entidades públicas e privadas, teve como mote Mobilizar e Participar para uma Economia Sustentável e pretendeu ser um "momento importante de troca de ideias sobre o estado e o futuro do Desenvolvimento Local e da Economia Social, a par de uma ampla e significativa mostra de produtos, projectos e expressões culturais reveladores das capacidades de iniciativa e criatividade das pessoas, comunidades e organizações de Portugal, Galiza e de outras regiões e países, nomeadamente lusófonos e iberoamericanos".



O Pavilhão Multiusos foi o espaço de eleição do evento. O Auditório acolheu a sessão inaugural e os diversos seminários centrais. Na Feira, o Espaço Mostra ou Laboratório permitiu a diversas entidades a apresentação de produtos e projectos. Vários stands de entidades e organismos públicos informavam sobre apoios, projectos e iniciativas em curso.

Na sexta-feira, dia 8 de Julho, no Espaço Mostra ou Laboratório, apresentámos como, através da metodologia de aprendizagem pela conversa, temos vindo a desenvolver um olhar crítico na reformulação de lideranças, introduzindo a perspectiva da igualdade de género na abordagem ao desenvolvimento e à qualidade de vida das populações, bem como apresentámos o trabalho em rede, consubstanciado no reforço de redes associativas informais e no estabelecimento de parcerias institucionais, que nos tem permitido ultrapassar as limitações iniciais do projecto, potenciando sinergias criadoras de participação emancipadora e empoderadora para as diferentes equipas e pessoas actoras neste projecto.

Ficam aqui algumas imagens da MANIFesta'11, da autoria de Carlos Ribeiro, Caixa de Mitos, a começar pelo Espaço Mostra ou Laboratório:









Sem comentários:

Enviar um comentário