quinta-feira, 19 de maio de 2011

Romper o manto de silêncio… Acção política necessária?

Decorrido mais um workhop "Introduzir a Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças" realizado nos dias 13 e 14 de Maio, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, apresentamos, de seguida, pequenas parcelas dos textos propostos como desafio à reflexão entre pares:


"A entrada maciça das mulheres no espaço público tem vindo a ser considerado como uma igualdade de certo modo envenenada, porque as mulheres tiveram de acrescentar às responsabilidades da vida privada (as tarefas domésticas) as profissionais e cívicas. Há um silêncio da sociedade sobre isto, como se nada tivesse acontecido. Todos sabemos a que custo as mulheres o conseguem e as consequências desta sobrecarga na vida de todos. Procura-se assim propostas que enriqueçam a teoria da cultura das mulheres, ao mesmo tempo que se procura apontar para um novo modelo de sociedade".


"As mulheres ainda não conseguiram aceder às instâncias de poder que decidem uma nova organização de Estado. E elas próprias são as primeiras vítimas. A reorganização e regulação do mercado de trabalho são vitais, para que as pessoas possam ter mais tempo. A questão não está em nós sermos capazes de conciliar - porque temos um companheiro porreiro ou uma companheira porreira, e somos capazes de conciliar as coisas uns com os outros - mas que realmente haja transformações ao nível do Estado, porque isso me parece que é um passo ainda mais importante".


Ficam alguns momentos vividos:
































Sem comentários:

Enviar um comentário