
Assim, tal como afirmámos inicialmente, "não pretendemos “formar” ninguém, este caderno não é um manual de instrução, onde conceitos e textos teóricos, aplicações práticas e exercícios conduziriam o/a leitor/a a aperfeiçoar as suas capacidades e competências no domínio da liderança. Este caderno serve antes como proposta de Percursos de Literacia para serem conduzidos e co construídos pelos/as próprios/as participantes" (Múrias, Koning, & Ribeiro, 2010: 6).
A nossa proposta, revisitando a inicial, é que o Caderno possa constituir um desafio para a realização de Percursos de Literacia com diversos grupos sociais. Assim, desejamos que este Caderno possa ser uma ferramenta útil e contribuir para a construção de espaços de sensibilização e conscientização capazes de enformar novas práticas, permitindo o envolvimento de um número cada vez maior de cidadãs e cidadãos com uma consciência crítica capaz da emergência de feminilidades e masculinidades alternativas em liderança.
“Tivemos cinquenta anos de fascismo. Portanto, nós habituamo-nos a reconhecer como líder aquele que é autoritário, aquele que manda, aquele que pode, aquele que exerce autoritariamente o seu poder”, afirmou uma participante num dos workshops realizados no contexto da Fundação Cuidar O Futuro. Será que vamos conseguir vencer a reprodução destes estereótipos e hábitos? Ou será que a proposta de reinventar lideranças e de transformar as formas dominantes de liderança em formas de liderança partilhada constitui uma utopia?
Acreditamos que é preciso traduzir os horizontes das dimensões utópicas em projetos concretos de intervenção em que problematizamos o nosso agir. É importante abrandar e conversar. Foi essa a proposta do projeto Lideranças Partilhadas: proporcionar espaços e momentos de conversa, reflexão e partilha. É esse o desafio que, no termo do projeto, apresentamos neste Caderno a outras pessoas e grupos.
No Capítulo Aprendizagem pela conversa tentamos fundamentar a proposta de uma metodologia de aprendizagem narrativa e existencial.
No Capítulo Conceitos em construção apresentamos contributos para a concetualização dos elementos centrais dos percursos de literacia que se propuseram neste projeto – igualdade de género, qualidade de vida, lideranças partilhadas – assumindo o nosso posicionamento.
O Capítulo Operacionalização da metodologia: guias de ação e tipologias de workshops inclui propostas concretas para a dinamização dos workshops de Aprendizagem pela conversa segundo as tipologias que estruturaram o projeto, com potencial para ser apropriado e recontextualizado em torno de tópicos e espaços distintos.
No sentido de que este Caderno passe a ser vosso, resta-nos desejar-vos bom trabalho.
Boas conversas!
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