No trabalho desenvolvido encontram-se as raízes das dinâmicas de reflexão e intervenção social que resultaram na concretização do Projeto Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas. E aqui se foi definindo, ao longo de múltiplas e partilhadas trajetórias de reflexão e ação, a necessidade de criação de um espaço onde as pessoas, as ideias e as práticas se pudessem cruzar continuamente para a construção de novos espaços sociais.
Torna-se, portanto, evidente que perante o desafio da revitalização da Espaços, as pessoas envolvidas no projeto agarrassem esta oportunidade para criar a base de sustentação do projeto após o seu término. Assim, as sócias iniciais interessaram-se pelo projeto Lideranças Partilhadas e acabaram por participar nas suas atividades. A equipa técnica do projeto e algumas pessoas da equipa de dinamização interessaram-se pela estória da Espaços, tendo sido propostas para sócias.
Este cruzamento de sinergias e interesses originou na reformulação do nome da Associação Espaços – Projetos Alternativos de Mulheres e Homens, bem como dos seus Estatutos. Assim se repovoou e reorientou estrategicamente a nova ESPAÇOS, plataforma de emergência de projetos alternativos de mulheres e homens comprometidas/os com a resolução criativa e sustentável de problemas sociais, alicerçadas/os na promoção da igualdade.