Na aprendizagem pela conversa sobre valores, estereótipos e preconceitos de género que surgiu com base nas frases escritas pelo grupo de estudantes do 10º ano no início da tertúlia, pôde-se constatar a percepção de desigualdade de género que algumas raparigas demonstram ter:
“Ser mulher… é mais do que um corpo. Ser mulher é mais do que dever respeito ao homem. Ser mulher é um ser fantástico, não é apenas um sexo que deverá servir o homem de prazer. Ser mulher deve ser livre e puro, é um ser mais do que um escravo. É um ser humano”
“Ser homem… é ser masculino. Ser Homem é um ser vivo, consciente, livre e racional. Ser homem é viver como uma mulher. Ser Homem é viver em dignidade e respeito. Mais do que ser homem, é preciso ser-se Homem”
Rapariga de 15 anos, estudante de 10º ano
“Ser mulher… é ter a força de lutar pelos seus direitos e pela igualdade entre homens e mulheres”
“Ser homem… é tentar ser superior e beneficiar-se a si mesmo sem olhar às consequências. No entanto, o homem é considerado um ser de todo o respeito”
Rapariga de 15 anos, estudante de 10º ano
“Ser mulher… é ser indispensável num mundo liderado por homens”
“Ser homem… é nascer respeitado”
Rapariga de 15 anos, estudante de 10º ano
Bem como alguns rapazes:
“Ser homem… é ter respeito pela mulher”
“Ser mulher… é ser respeitada”
Rapaz de 15 anos, estudante de 10º ano
“Ser homem… é ter sentimentos, respeitar os outros, é ter liberdade”
“Ser mulher… é sofrer em momentos diferentes”
Rapaz de 15 anos, estudante de 10º ano
Porém, surgiu também a ideia de igualdade enquanto simetria:
“Ser homem… é ser pessoa de caracteres físicos e psicológicos masculinos”
“Ser mulher… é ser pessoa de caracteres físicos e psicológicos femininos”
Rapaz de 15 anos, estudante de 10º ano
“Ser mulher… é ser pessoa”
“Ser homem… é ser pessoa”
Rapariga de 15 anos, estudante de 10º ano.
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