terça-feira, 12 de abril de 2011

Partilhar lideranças nos espaços público e privado, na Lixa

No sentido de alargar o seu campo de intervenção, e em resposta ao desafio colocado por Aurora Silva, dinamizadora deste projecto, organizamos um workshop com metodologia de aprendizagem pela conversa na pequena cidade da Lixa, na Casa do Povo, com várias pessoas, estudantes da Universidade Sénior e Ocupacional da Lixa e alguns familiares, com um leque diversificado de idades, desde os 34 até os 80 anos.

Ao longo de um intenso dia de trabalho, abordámos várias experiências de liderança em diferentes esferas de vida quotidiana: profissional, familiar, cívica e política e várias experiências de conciliação entre as várias esferas de vida, verificando que, não poucas vezes, a esfera pessoal das mulheres tem sido sacrificada, originando situações de extremo cansaço e até o diagnóstico de algumas depressões.

O exemplo de Maria de Lourdes Pintasilgo surgiu enquanto mentora deste projecto e como a mulher que mais influência social e política teve na sociedade portuguesa dos últimos 40 anos, tendo sido indigitada Primeira-ministra para chefiar o V Governo Constitucional, incumbido de preparar as eleições legislativas, entre Julho de 1979 e Janeiro de 1980, e candidata independente às eleições presidenciais de 1986:



“Quando falo na questão do poder, vou ainda mais longe. É que uma parte integral da acção para uma mudança política – essa mudança que pode tornar as pessoas capazes de outra vida, ao menos com condições mais felizes – é uma redefinição do nosso «eu»: quem sou e como vivo em relação às coisas, aos objectos, em relação ao tempo, em relação ao poder. E nós, mulheres, temos que fazer para nós próprias essa redefinição.” (Pintasilgo, 1982, cit. in Koning, 2005, p. 26).

“O ser humano é um ser de vulnerabilidades, que em numerosas situações o impedem de se erguer para defender os seus direitos. Assim, não bastará acrescentar piedosamente à democracia política a democracia social, económica e cultural. Haverá que construir a democracia simultaneamente sobre a justiça e o cuidado, sobre os direitos e as responsabilidades”. (Pintasilgo, 1982, cit. in Koning, 2005, p. 17).






























Sem comentários:

Enviar um comentário