terça-feira, 5 de abril de 2011

Construindo Percursos de Literacia com o Núcleo para a Implementação e Promoção da Educação para a Saúde (NIPES) da Escola Secundária Aurélia de Sousa

No âmbito das relações de colaboração estabelecidas entre a Fundação Cuidar O Futuro e a Coordenação da licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, foi proposto um convite às instituições que cooperam com a ESE na formação em campo de estudantes, enquanto oportunidade de reconhecimento do trabalho que realizam, retribuição de serviços ao nível da formação contínua de profissionais na comunidade e reforço das relações de cooperação já estabelecidas.

O convite consistiu na participação neste projecto, permitindo a construção de Percursos de Literacia com vista a colmatar necessidades sentidas pelas instituições nas temáticas da igualdade de género, da qualidade de vida e da partilha de lideranças.

No seguimento, o Núcleo para a Implementação e Promoção da Educação para a Saúde (NIPES) da Escola Secundária Aurélia de Sousa (ESAS) solicitou a colaboração da equipa do projecto na organização de uma palestra que permitisse abordar questões relacionadas com a área da Educação Sexual nas Escolas, junto de estudantes do 12º ano, nomeadamente: prevenção de maus tratos e aproximação abusiva, consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade na adolescência; estatística sobre a idade das primeiras relações sexuais em Portugal e UE; gravidez, aborto, etc.

Neste sentido, surgiu a Sessão de Trabalho para estudantes de 12º ano "Ser Homem. Ser Mulher. Hoje. Igualdade de Género e Sexualidade na Adolescência", com base na metodologia de Aprendizagem pela Conversa, que decorreu em dois dias diferentes, 30 de Março e 4 de Abril.

Partindo da reflexão desafio sobre o que significa "Ser Pessoa...", "Ser Homem..." e "Ser Mulher..." nas sociedades actuais, conversou-se, tendo-se trabalhado na desconstrução de representações sociais desigualitárias (estereótipos e papéis de género) e na promoção de literacia para uma sexualidade mais igualitária, não violenta, defensora dos direitos humanos e empoderadora da pessoa humana.

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