sexta-feira, 17 de junho de 2011

Partilhando Lideranças na Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida

A equipa deste projecto aceitou o desafio colocado pela Comissão Organizadora do I Congresso Internacional "Construir a Paz", da Universidade Fernando Pessoa, para submeter uma comunicação científica sobre alguma temática relacionada com a Paz e sua construção.




Este congresso pretendia constituir uma oportunidade de reflexão entre especialistas e práticos/as de várias áreas de conhecimento que confluíssem na construção da Paz em diferentes domínios da realidade - comunicação e consumo; educação e cidadania; família; género e sexualidade; justiça e crime; trabalho, saúde e bem-estar; política e relações internacionais; saúde; intervenção social e comunitária; mediação ambiental; religião; literatura e música.

Após o questionamento sobre o painel apropriado para apresentar o trabalho que temos vindo a desenvolver: "É a cidadania um projecto viável para a paz universal? O que dizem os teóricos? O que diz a experiência do terreno? E como se fazem cidadãos: bastará a condição humana ‘natural’? O estatuto legal? Ou requer-se todo um processo de socialização nas práticas da cidadania, da casa, à escola, ao trabalho, à comunidade?"; "Qual o papel das diferentes famílias do mundo de hoje para a construção da paz? Que lugar pode ter a sexualidade e o género na temática da paz?"; optámos pela intervenção social e comunitária "temos a convicção de que é imprescindível que surjam novas instâncias de empoderamento na sociedade civil, capazes de viabilizar a prosperidade e a coesão social. Esta tarefa será tanto mais conseguida quanto melhor soubermos construir as alavancas para uma sociedade activa e comprometida". Submetemo-nos, então, ao propósito de "através de um debate aberto e colectivo, cruzar horizontes disciplinares, vivências e expectativas, em torno do fomento de “ambientes de empoderamento” - ambientes capazes de catalisar, com consistência, o compromisso da paz".

Com a comunicação aceite pela diversificada Comissão Científica, aproveitamos a participação neste Congresso Internacional para explicar como temos vindo a "Construir o sentido da Paz", "Partilhando lideranças na literacia para a igualdade de género e qualidade de vida", e contextualizar as opções metodológicas realizadas para os workshops nas referências teóricas que nos têm servido de inspiração, filosóficas: Maria de Lourdes Pintasilgo, Paulo Freire e Rosi Braidotti; e científicas: Ann Baker, Patricia Jensen e David Kolb. Também aproveitámos para abordar a intervisão e a comunicação autêntica como importantes ferramentas de promoção de cidadania e partilha de lideranças em equipas ou redes de trabalho.



Sem comentários:

Enviar um comentário